Para que servem esses aparelhos?
A placa Oclusal, splint, ou também mais conhecido como placa de mordida, é um dispositivo removível, usualmente feito de acrílico incolor, que cobre as superfícies incisais e oclusais dos dentes em um dos arcos, criando um contato oclusal preciso com os dentes do arco oposto. É também conhecido como protetor de mordida, protetor noturno, aparelho Inter-oclusal ou placa oclusal.
Os aparelhos oclusais tem vários usos, um dos quais é promover uma posição articular mais estável e funcional, podem também ser usados para introduzir uma condição oclusal mais favorável que reorganiza a atividade neuromuscular, a qual por sua vez reduz a atividade muscular anormal promovendo uma função muscular mais próxima da normal.
Esses aparelhos também protegem os dentes e suas estruturas de suporte das forças anormais que podem criar desgastes nos dentes e/ou colapso no sistema mastigatório.
Uso e Indicações
Se faz indicado o uso desses aparelhos quando o paciente é portador de problemas como o Bruxismo, ou apertamento de dentes noturno, desordens oclusais (temporo-mandibular), dores musculares ao abrir a boca (mio-espasmos), stress, dentre outros.
O uso das placas para os tratamentos de desordem musculares e oclusais são efetivos na redução dos sintomas entre 70 e 90% segundo a literatura. É uma terapia reversível e não invasiva e que podem realmente ajudar na condução de vários problemas temporo-mandibulares. São indicados dessa forma na fase inicial de alguns tratamentos de longa duração de várias desordens da ATM.
Pacientes com mio-espasmos podem ser bons candidatos a uma terapia com a placa mio-relaxante, ou um "apertador", onde os sintomas sugeridos de uma injúria num lado da face ou associado com uma desordem inflamatória na articulação pode frequentemente ter seus sintomas reduzidos com o uso correto da placa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário