1) O que é necessário para que se possa obter um tratamento Estético de qualidade?
Antes de mais nada, e isto é o mais importante, devemos verificar se este paciente possui uma saúde bucal satisfatória, gengivas saudáveis, livres de inflamações, como é que esse paciente higieniza os seus dentes, quais são seus hábitos, se ele possui uma boa articulação (oclusão - engrenamento dos dentes) tudo isso vai ajudar a criarmos um planejamento favorável, o que trará o sucesso do tratamento.
2) Você falou em gengivas saudáveis, como identificá-las?
Sabendo detectar a saúde fica fácil: a cor é rosa clara, uma textura firme, geralmente com pontilhados que fazem lembrar uma casca de laranja, não sangra com o fio dental e nem com escovação.
3) O que causa essa doença gengival?
O que causa essa doença é a grande vilã, a placa bacteriana, é ela que causa tanto a cárie, quanto a doença gengival.
4) O que devemos fazer para prevenirmos essas doenças?
Devemos ter bons hábitos de higiene bucal, escovar os dentes da maneira correta sugerida pelo dentista, usar diariamente o fio dental, trocar a escova periodicamente, fazer visitas periódicas (a cada 6 meses) ao dentista que poderá detectar qualquer problema, antes que ele se torne um problema maior, agindo assim de forma preventiva
5)Falando agora em estética, quais são as opções em termos de tratamentos?
Temos os clareamentos à Laser e doméstico, as restaurações com resinas que podem tanto restaurar os dentes da frente como os de trás, as facetas de porcelana , as coroas livres de metal , os implantes dentários ,etc.
6) Você poderia nos dizer como é feito esse clareamento feito em casa?
É feita um molde dos dentes onde confeccionamos uma nós moldeira, que o paciente vai colocar o gel dentro, usando durante a noite. Normalmente o tratamento leva de 7 a 14 dias, dependendo do grau de clareamento desejado, sempre monitorado pelo profissional.
7)Que produto é esse? Existe alguma contra indicação?
O gel mais usado um Peróxido (gel que libera oxigênio - gel oxidante), que penetra na intimidade do esmalte e da dentina e através de uma reação quimica, ele quebra as moléculas de pigmentos causadores das manchas.
Não existe contra indicação a não ser por precaucão nos casos onde a paciente é gestante ou lactante. São produtos aprovados pela FDA e ADA, que são órgãos americanos que regulamentam a comercialização e uso desses medicamentos.
8) Em que casos você indicaria o clareamento?
Casos onde o paciente possui dentes muito amarelados, algumas manchas acinzentadas, e também em casos onde os dentes foram manchados pelo uso indevido de antibióticos.
9) Em que casos você não indicaria?
Em casos onde o paciente possui muitas coroas e dentes com resinas muito extensas, neste caso seria interessante talvez outra opção de tratamento.
10) Quais são os sinais que indicam que a restauração pode estar com infiltração e deve ser trocada?
No caso das restaurações dos dentes posteriores (amálgamas), por serem restaurações metálicas elas sofrem corrosão com tempo e sofrem infiltrações, muitas vezes até fraturam. Já nos dentes anteriores as resinas antigas sofrem mudança da coloração, aparecem manchas escuras em volta das restaurações denunciando a mesma.
11) Como o paciente se sente após esse tipo de tratamento?
Se sente mais seguro, mais confiante, com a auto-estima renovada.
Dr. Paulo Blank é pós graduado em Estética pela NYU