quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fratura Dental

A foto abaixo é de uma paciente desta semana, que ao mastigar sentiu cair a restauração metálica antiga, e um leve estalo no referido dente sem sentir dor.
Observem a linha de fratura. Podemos notar que se trata de um caso de fratura longitudinal do dente.

Encontramos diversos tipos de fratura que podem ocorrer nos dentes, e cada tipo de fratura possui um tratamento diferente.

Temos assim:

Fratura Longitudinal – muito comum de ocorrer em dentes com canais já tratados e presença de pino, dentes com restaurações extensas, em pacientes com bruxismo (apertamento dos dentes), ou quando o dente acaba recebendo uma carga mastigatória em excesso devido a ausência de alguns dentes na boca. Nestes casos o tratamento mais indicado é a extração deste dente e colocação de um Implante Dental.

Fratura Horizontal – este tipo de fratura se divide em dois grupos conforme a altura em que esta fratura ocorreu.
Podendo ser uma fratura somente da coroa, porção do visível do dente, comum de ocorrer em quedas, socos, pancadas, e acidentes do cotidiano. Neste caso o tratamento indicado pode ser dependendo da extensão da fratura desde uma simples restauração até a necessidade de tratamento de canal para instalação de uma coroa de porcelana.
Fratura abaixo da linha da gengiva, normalmente ligada a acidentes mais graves, como acidentes automobilísticos, ou acidentes com grande impacto. O tratamento indicado dependerá da altura em que a fratura ocorreu, podendo ser indicado desde a instalação de um pino e coroa até a substituição deste dente por um implante dental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário